terça-feira, 13 de abril de 2010

Informativo - Pneus

Informativo - Esclarecimento de dúvidas - Pneus

Na substituição de apenas dois pneus novos a San Mathias sempre recomendou a colocação deles no eixo dianteiro.

Este foi um questionamento de um consumidor ao correio técnico da Revista CARRO, do mês de abril de 2010, pág. 32, e a recomendação técnica coaduna com a recomedanção da San Mathias, senão vejamos a reportagem:

"ONDE POR OS NOVOS

Circula na internet um vídeo em que a jornalista Milene Rios transmite a informação de que no caso de se comprar dois pneus novos, deve-se mandar colocá-los no eixo traseiro. Isso está certo? Sempre pensei que fosse na dianteira, menos no Fusca 1978 que tenho, junto de um novo ford Ka. Leonardo Siggia - São Paulo, SP.

Vamos por partes. A noção geral é que se deve respeitar a profundidade de sulco mínima de 1,6 mm. Há, inclusive, marcas em quatro pontos da banda de rondagem chamadas Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem (Tread Wear Indicator, TWI) correspondentes exatamente àquela medida-limite. Só que ela é insuficiente para a segurança no molhado, por permitir a ocorrência da aquaplanagem, mesmo em velocidades que imaginamos serem seguras. Motoristas mais experientes e conscienciosos evitam rodar com pneus abaixo de meia-vida, de profundidade de sulco 4 mm (no pneu novo é 8 mm). Esse procedimento é ainda mais importante  quando a drenagem das estradas é deficiente. Sobre a sua pergunta, NOVOS NA FRENTE SEMPRE, uma vez que não ocorre aquaplanagem dos pneus traseiros pelo fatos dos dianteiros 'secarem' a pista pela qual os traseiros vão passar. A aquaplanagem da dianteira é uma das ocorrências mais perigosas e desconcertantes, especialmente para motoristas de média habilidade, que podem se assustar, tentar esterçar e quando as rodas esterçadas restabeleceram contato com a pista, resultar numa guinada para um dos lados capaz de se converter num sério acidente. Portanto, os melhores pneus devem ficar na dianteira sempre, até e especialmente nos hoje raros carros de motor e tração traseiros como o Fusca, cujo pouco peso à frente favorece a aquaplanagem." (grifo nosso).




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